LojaVídeo
Trabalhe Conosco Agende uma visita Tire duas dúvidas Programa Trainee
Ligue 180 Prêmio WEPs Brasil Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição Forum Regional de Empresas pela igualdade Rio +20

Assine nossa newsletter

Nome:
Email:



CENEMED Ligue 180

FISIOTERAPIA DO TRABALHO

 

Fisioterapia do Trabalho CENEMED

O início das atividades da Fisioterapia do Trabalho CENEMED pautou-se pela execução de ginásticas laborais e avaliações ergonômicas com laudos, em empresas de diferentes setores, como indústrias e serviços, por exemplo. Decorrido o tempo e com nossos profissionais verificando as necessidades dos trabalhadores foram criados também as tarefas de avaliação pré-admissional e periódica e tratamento (fisioterapia) desenvolvida in loco com mini-ambulatórios de fisioterapia totalmente equipado, descritas em detalhes nos próximos tópicos.

Por definição Fisioterapia do Trabalho CENEMED tem como objetivo, avaliar, prevenir e tratar distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho, no propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação de queixas musculoesqueléticas de origem ocupacional ou não, com consequente aumento do bem estar, desempenho e produtividade.

Nessa última década temos acompanhado no mundo um aumento substancial da incidência de doenças no ambiente de trabalho, que está intimamente ligada à informatização e aos novos processos industriais. As pessoas permanecem por longos períodos em posições estáticas frente aos postos de trabalho, desempenhando tarefas mecânicas e repetitivas que no decorrer do tempo ocasionam desconfortos físicos e por fim as fadigas físicas e mentais.

Entendemos ser a Fisioterapia do Trabalho CENEMED um benefício de alto valor agregado, com reflexos positivos para o desempenho profissional e saúde do trabalhor.

Legislação e Regulamentação

Definida em legislações específicas por Normas Regulamentadoras em conjunto com as regulamentações ocupacionais e de segurança do trabalho, a Fisioterapia do Trabalho CENEMED é reconhecida como uma especialidade da fisioterapia e também pode ser denominada por fisioterapia e terapia ocupacional.

Todas essas nossas diretrizes seguem rigorosamente as resoluções e determinações do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) com o especialista em fisioterapia do trabalho atuando na prevenção, resgate, manutenção da saúde do trabalhador.

As ações da Fisioterapia do Trabalho CENEMED possibilitam ao empregador a segurança no contexto ocupacional, diminuindo o risco dos funcionários adquirirem lesões no ambiente de trabalho, bem como a inclusão do profissional em equipe multidisciplinar de prevenção à saúde do trabalhador como o médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança, técnico de segurança, psicólogo, entre outros profissionais contratados pela empresa e que atuam na área.

Controle de Qualidade

Todos os serviços são prestados sempre com o objetivo de atender os principais controles de qualidade, por profissionais qualificados, de acordo com as especializações da função:

Fisioterapeuta: Profissional formado em Fisioterapia com especialização na área, capacitado para atuar realizando os procedimentos e tendo por abordagem os aspectos da ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos, sob o enfoque multiprofissional e interdisciplinar do trabalhador.  

Tarefas da Fisioterapia do Trabalho CENEMED

Podemos dividir a Fisioterapia do Trabalho CENEMED em quatro principais tarefas, que podem ser contratadas em separados, mas que em nosso entendimento e na execução se complementam, atendendo de forma funcional e objetiva as necessidades de cada um dos funcionários da empresa:

  • Avaliação Pré-Admissional e Periódica:

A Avaliação Pré-Admissional e Periódica da Fisioterapia do Trabalho CENEMED é realizada para detectar doenças osteomusculares pré-existentes e/ou predisposição a alguma doença em comparação ao posto de trabalho;

Os candidatos podem ser aprovados e ou reprovados para a função, ou ainda, sugerido o encaminhamento para outro posto de trabalho, que não tenha relação com a doença ou lesão pré-existente, identificada pelo profissional, em concordância com o médico do trabalho e política da empresa.

As avaliações podem ser determinadas por periodicidades, como: no período de experiência, na mudança de função ou setor, no retorno ao trabalho (férias ou licença médica), no pré-demissional e reabilitação profissional, ou periodicamente, de acordo com a avaliação da empresa e pelas horas de serviços disponíveis do profissional.

Dentro da Avaliação existe ainda a possibilidade de detecção de possível enquadramento de deficientes físicos, auditivos e visuais, de acordo com a lei 8.213, 25/07/1991, caso necessário;

  •  Avaliação Ergonômica:

Realizadas de acordo com os conceitos propostos na Norma Regulamentadora NR17 e seus anexos, definida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A Análise da ergonomia do trabalho visa detectar os riscos, as demandas, propor sugestões e aplicações de melhorias no ambiente e/ou posto de trabalho, proporcionando maior bem estar físico/mental à equipe e com correlação homem-trabalho, de acordo com a legislação vigente.

Estas melhorias dependem de observação “in loco”, de estudos detalhados e análises das atividades desenvolvidas, mantendo o cumprimento destas melhorias/mudanças dentro da empresa com a blitz ergonômica auditando e revisando todo o gerenciamento implantado.

A conclusão da Avaliação Ergonômica dos postos de trabalho bem como as devidas sugestões de melhorias, será encaminhada à empresa por Laudo devidamente assinado pelo profissional Fisioterapeuta, seguindo todos os processos instituídos pela legislação vigente com prazo de 12 meses.

  • Ginástica Laboral:

A Ginástica Laboral definida como um conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho e baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada pelo Fisioterapeuta especialista

         Executada no turno de trabalho, normalmente antes do início das atividades no posto de trabalho, e como forma de aquecimento ou relaxamento das estruturas corpóreas do trabalhador, prevenindo dores e possibilidades de LER ou DORT. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), trazendo para o empregador o reflexo na redução do índice de absenteísmo (faltas e licenças), diminuição dos acidentes de trabalho e prevenção de doenças ocupacionais, além de fomentar a integração dos trabalhadores no relacionamento interpessoal.     

  • Tratamento Ambulatorial (Fisioterapia):

         O Tratamento Ambulatorial da Fisioterapia do Trabalho CENEMED tem por objetivo realizar o atendimento e tratamento, de queixas de dores relacionadas ao trabalho ou às situações que possam interferir direta ou indiretamente na produção do trabalhador.

         Existe a possibilidade também que esses tratamentos possam ser executados pelo fisioterapeuta em local dentro da empresa direcionado com essas funções com a utilização de equipamentos de ultra-som, infravermelho, etc. podendo inclusive substituir o encaminhamento para tratamentos fisioterápicos convencionais em clínicas especializadas, sem a necessidade de ausência do funcionário das dependências da empresa.

 

 

 

Agende uma visita

Unidades

GRUPO CENE - UNIDADE 01 http://grupocene.com.br/

São José do Rio Preto - SP

Rua Penita, 3134 - Redentora São José do Rio Preto - SP 15015-820 Brasil Rua Penita, 3134 - Redentora
(17)3355-7089

CENEMED

CENE EVENTOS

CENE HOSPITALLAR

CENE REMOÇÃO

CENE FISIOTERAPIA

CENE HOME CARE

© 1986 - 2014 GRUPO CENE - Fazendo sua história. Todos os direitos reservados - WebPic